domingo, 30 de setembro de 2012

Insônias de Antônio em temporada na sede do Dolores!

Durante o mês de outubro, estaremos em temporada com a peça Insônias de Antônio, no CDC Patriarca, sede do Dolores (ver mapa ao lado), aos sábados e domingos, sempre às 20h.

O ingresso é gratuito, mas a lotação é de apenas 60 lugares. Reservas podem ser feitas pelo email doloresbocaaberta@gmail.com


Sinopse da peça
O arquiteto Antônio participa do projeto de um grande empreendimento, mas não pelo lado da construção, e sim pelo da destruição: seu conhecimento urbanístico serve aos interesses da Corporação para remover uma favela do local onde se construirá o condomínio. Isso o faz remoer, em momentos de insônia, toda a trajetória que o levou a essa condição.

A peça faz uma radiografia teatral de um indivíduo de classe média: seus anseios, medos, suas desilusões, suas mentiras. Inicialmente, parece um monólogo: o personagem conta ao público histórias de sua vida, nós o vemos em suas ações no trabalho e na vida pessoal. No entanto, trata-se na verdade da paródia de um monólogo: está sempre em cena o coro dos Invisíveis, que comenta as ações de Antônio com música e humor, num viés crítico. Este coro representa tanto os trabalhadores que o cercam e a ele servem sem nunca serem notados, quanto os poderes "invisíveis" do capital, que governam sua vida.

Portanto, ao contrário da exposição de Antônio como um indivíduo, vemos os papéis sociais que ele é condicionado a representar, inclusive nos aspectos que parecem mais privados, como a vida amorosa e familiar.

Insônias de Antônio foi concebida e exibida originalmente como segundo ato d'A Saga do Menino Diamante, na primeira temporada em que o espetáculo esteve em cartaz, no ano de 2009. Este segundo ato não se tratava, no entanto, da continuação de uma trama com personagens fixos, mas de uma contrapartida do movimento de massas representado no primeiro ato da Saga.

Na Saga do Menino Diamante, representava-se o processo de migração de trabalhadores para uma grande metrópole brasileira na segunda metade do século XX, seus momentos de capitulação e resistência na constituição das favelas, como exército de mão-de-obra barata, e seu processo de formação de consciência; já em Insônias de Antônio vemos, com uma lente de aumento, uma fração social que participa deste processo, a classe média, como elo entre as massas e as classes dominantes.

Assim, uma obra não depende da outra para ser compreendida, mas ambas provêm de uma visão do grupo Dolores sobre a conjuntura histórica recente e atual da cidade, e do país.

Insônias de Antônio foi apresentada, no ano de 2011, nas mostras do Engenho Teatral, do Centro Cultural Monte Azul, Militância Teatral na Periferia (Teatro da Universidade de São Paulo - sede Maria Antônia) e Circuito TUSP (em alguns campus da universidade no interior do estado).

Local: Sede do Dolores - CDC Patriarca - Rua Frederico Brotero, 60 - próximo ao metrô Patriarca
Data: Sábados e domingos de outubro
Horário: 20h
Duração: 70 minutos
Faixa etária: Recomendável acima de 14 anos
INGRESSO GRATUITO
Lotação: 60 lugares
Reservas pelo e-mail - doloresbocaaberta@gmail.com

Nenhum comentário: