domingo, 27 de setembro de 2015

Segundo dia de Festival!


Passou o primeiro dia do III Festival de Teatro Mutirão - Primavera Poética. Foi demais! Valeu pelas presenças fortes e cheias de entusiasmo. Emanamos arte por todos os poros e confraternizamos vivências e experiências até a madrugada.

Mas hoje ainda tem mais! O CDC receberá o Sarau do Binho, O que dizem os umbigos?! e o Elo da Corrente. Esperamos vocês!

Que tal sabermos um pouco mais sobre esses três parceiros?


O QUE DIZEM OS UMBIGOS?!
O Sarau O que dizem os umbigos?! é uma ação permanente na agenda da periferia do Itaim Paulista, desde 2009. Por três anos foi realizado na Casa de Cultura do Itaim Paulista, em 2012 passou a ser organizado na Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara e em 2015 ganhou um caráter itinerante, ao ser realizado em diversos outros espaços do bairro. 

Por ser um espaço aberto a todo tipo de manifestação artística, a diversidade se faz presente constantemente. A poesia tem espaço garantido, mas junto com ela a dança, a música, o teatro, a contação de histórias, as arts visuais, o artesanato ou qualquer forma de expressão tem as portas abertas para ser compartilhada, valorizada e difundida. A cada edição o sarau homenageia um escritor/a, figura ou momento importante da história extra-oficial.

Desde sua criação, o sarau nunca deixou de ser realizado, arcando com todas as consequências que implicam se organizar enquanto coletivo de cultura independente numa região periférica. A insistência e resistência dos Umbigos em luta pela consolidação de uma atividade permanente e de  importância singular para o Itaim Paulista, somada à força adquirida junto a outros coletivos e movimentos, fez com que essa ação ganhasse força e visibilidade no bairro, na zona leste e nas periferias como um todo, tornando-se agenda permanente não somente do bairro, mas da cidade.


SARAU DO BINHO
Referência de expressão cultural e conscientização política há mais de 11 anos na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, o Sarau do Binho promove uma reunião de poetas, cantores e músicos.

O Sarau tem como proposta o compartilhamento e o diálogo da arte, poesia e rimas livres. Autores com obras publicadas dialogam no mesmo espaço com autores iniciantes e o público presente, que pode participar e mostrar sua produção.



ELO DA CORRENTE
O Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente está localizado no bairro de Pirituba. O sarau, realizado no bar do Santista, é um espaço de encontro da comunidade em torno da literatura, fomentando a produção de conhecimento oral e escrito.

Desse encontro desdobram-se outras atividades, como a manutenção de uma biblioteca comunitária, um blog (www.elo-da-corrente.blogspot.com) e uma editora independente, a Elo da Corrente Edições, que publica obras dos artistas locais. Desde 2011, realizam atividades como oficinas, cursos, encontros e reuniões no Espaço Cultural Elo da Corrente, localizado ao lado do bar do Santista.

Tem como objetivo construir, de forma participativa, referências positivas sobre o bairro, abrindo um espaço de livre expressão, produção cultural e registro dessa produção. O eixo de atuação do coletivo é a produção, fomento e difusão da cultura periférica, nordestina e afro-brasileira.

Nenhum comentário: