sexta-feira, 28 de março de 2014

Sobre o Unidos da Madrugada e o carnaval 2014


Comer, Dormir, Trepar,

Muito mal e rapidinho.

Pra voltar a trabalhar

Ai meu amor
Só tem mais cinco minutinhos.

(Refrão do samba-enredo para 2014 do Unidos da Madrugada “Comer, dormir, trepar”.)

No ano de 2014, a atuação do Unidos da Madrugada no carnaval ganhou outras nuances em relação aos anos passados. A mudança acontece especialmente por impulso do Projeto de Fomento ao Teatro de 2013/14 no qual o Dolores havia sido contemplado. O carnaval tinha, neste projeto, o importante papel de juntar, de forma harmônica, diferentes ações com desenvolvimento autônomo dentro do grupo.

Nos últimos anos, após o processo de criação e as temporadas de apresentação do espetáculo “A saga do menino diamante” - último espetáculo do Dolores, somado a “Insônias de Antônio” - o grupo formado por quase 25 integrantes, passou a se organizar em 4 núcleos de criação artística. Cada núcleo conduz suas pesquisas e criações teatrais de forma independente. São eles: Poesia e erotismo, Direito à preguiça, Narrativas da cozinha e vídeo (O núcleo de vídeo faz produções audiovisuais para o Coletivo, documentando e editando de forma autônoma e criativa os materiais cênicos produzidos pelo Dolores. Esse núcleo não fará produção para o carnaval.). Esses grupos possuem seus horários, modos de organização definidos e conduzidos pelos seus integrantes. De tempos em tempos, porém, os núcleos trocam entre si reflexões e parte da criação que vem sendo feita em seus processos. Um momento importante desta troca e, ao mesmo tempo, de abertura da criação para a comunidade é o carnaval. O objetivo é o de somar evoluções cênicas advindas dos núcleos de pesquisa na evolução carnavalesca pelas ruas do Patriarca. Portanto além dos sambas-enredos dos coletivos de samba, 3 cenas foram construídas especialmente para o cortejo. Fato é que para o Coletivo Dolores a festa carnavalesca é altamente teatral, mas a avaliação era que o elemento teatral ainda estava diminuído ou tímido em meio às passeata-sambas realizadas. Por isso a orientação de investigarmos jogos pra rua a partir da temática dos núcleos.

Foi durante esta brincadeira que surgiu, em meio à folia, a vontade de acrescentar espécies de evoluções teatrais. A pergunta: será possível criar cenas teatrais que não inibam a fluidez dos brincantes; antes o contrário, que estimulem o jogo coletivo? E que, ao mesmo tempo, apresentem uma teatralidade diferente das convencionais alas do carnaval televisivo?
(Trecho do Projeto de Fomento ao Teatro para 2014 do Coletivo Dolores. pag 19.) 

Cada núcleo portanto dentro de seus modos de criação elaborou uma espécie de “desvio carnavalesco”. Estes "desvios" foram colados à ação do Unidos da Madrugada e do encontro das batucadas. Assim foi feito no domingo 2 de março. Durante uma espécie de período criativo apartado do cortejo, desenvolveram-se cenas, textos, sambas e coreografias de diferentes propósitos e linguagens.


A partir das 15hs começou a concentração das batucadas no CDC Vento Leste. Foi durante o chamado “esquenta” que os três novos sambas de 2014 (da Unidos da Lona Preta, do Boca de Serebesqué e do Unidos da Madrugada)  foram apresentados e ensaiados por esta bateria que se formava ali, naquele dia, com aproximadamente 60 ritmistas. A Kombi-carro-de-som do Dolores foi sendo preparada e testada. Fantasias extras foram disponibilizadas aos foliões desavisados. Bonecos gigantes também aguardavam quem os conduzisse pra animar a festa. Todos os integrantes Dolores estavam caracterizados para as ações performáticas de seus núcleos e portavam seus instrumentos percussivos. Antes da saída pelas ruas, a primeira intervenção cênica, do núcleo “Poesia e erotismo” foi apresentada.



A proposta do núcleo previa uma interrupção da batucada e o anúncio de um manifesto carnavalizado intitulado de Manifesto Nostálgico. Dois narradores, um para o prólogo e outro desencadeando a fábula-manifesto, e três personagens, um mestre de bateria, um tocador de surdo e um comandante de polícia, compunham a cena. O manifesto apresenta o universo das marchas festivas em luta que buscam tomar o poder. Para além do conteúdo político e satírico da intervenção, fica também marcado a possibilidade da palavra e das imagens teatralizadas, utilizados em pleno desfile de carnaval. A reação entusiasta do público e os silêncios conquistados durante a ação cênica indicam um campo de pesquisa formal importante a ser experimentado.
Ficou pequeno / O tempo e o espaço que eu tenho pra trepaaaar. / Matrimônio de fachada, / Putaria de balada. / E um amorzinho pra sair no Madrugada! (Trecho do samba-enredo para 2014 do Unidos da Madrugada relacionado ao núcleo “Poesia e erotismo”.)
Já no cortejo, durante a apresentação do samba-enredo para 2014 do Unidos da Madrugada, o núcleo “Direito à preguiça” realizou sua intervenção. É importante colocar que o samba deste ano do bloco fazia uma junção dos temas tratados por cada um dos núcleos e este núcleo criou sua intervenção diretamente para o samba.

O núcleo “Direito à preguiça” realizou uma sátira às comissões de frente das escolas de samba e, durante a batucada, realizou uma coreografia ilustrativa da letra do samba-enredo. Adão, Eva e a serpente, cercados por anjos do paraíso, faziam reverências à Santa Preguiça, padroeira dos vagabundos, personagem criada pelo núcleo. Depois, a batucada parava e uma oração à Preguiça era entoada pelo grupo. Em seguida um hino sacro-carnavalesco da preguiça era cantado.

Ai que canseira! / Acordo cedo e volto tarde da labuta. / Na disputa por dinheiro / Fico fora o dia inteiro / Vendo meu tempo pro patrão filho da santa.
Santa preguiça, / Me conceda esse pecado capital / De fazer, da nossa vida, um eterno carnaval (Trecho do samba-enredo para 2014 do Unidos da Madrugada relacionado ao núcleo “Direto à preguiça”.)
No cortejo, os vizinhos e os integrantes da “Batucada do povo brasileiro” se divertiam com os novos elementos que surgiam no percurso. 

Tudo isso somado à retumbante batucada, às fantasias e ao bloco das crianças, separado por cordões onde os pais e outros voluntários faziam sua segurança durante a andança. A esta altura a festa já tinha cerca de 300 seguidores. As intervenções seguiram pelas ruas até a noite cair.

O núcleo “Narrativas da cozinha” apresentou então sua intervenção:

Escutam-se marchinhas consagradas em versões parodiadas e pelo cortejo aparecem vendedores ambulantes distribuindo itens da culinária das ruas. Logo intervém a repressão policialesca e, em câmera lenta, realizam uma luta de expulsão do trabalho informal criando conexões com as leis de exceção da Copa da Fifa.
Estou no veneno / Com esse rango que se apronta num instante. / Muito aromatizante, / Bastante conservante, / Jantar transgênico apaixonante.(Trecho do samba-enredo para 2014 do Unidos da Madrugada relacionado ao núcleo “Narrativas da Cozinha”.)
Para finalizar o dia, agora noite, encontram-se no CDC Vento Leste todos os integrantes da batucada e foliões para preparação do jantar e organização da ciranda infantil. Todo o trabalho se dá no formato de mutirão e ali já não se reconhece quem é quem.
Quem faz samba não se submete / Mete, mete, mete / O pau na estrutura, eu vou! / Vou caminhando / Vou brigando, vou mudando / Dando, dando, dando / Poesia para a luta.(Refrão do samba-enredo para 2014 do Unidos da Madrugada.)


(Fotos da parceira Paula Cortezia do Coletivo da Albertina.)

Nenhum comentário: