sábado, 21 de setembro de 2013

Dolores no Acre!! XIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua




    Entre os dias 24 e 31 de agosto de 2013, o Coletivo Dolores participou do XIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua que aconteceu em Rio Branco, Acre. Este é um evento que ocupa um lugar de destaque na agenda cultural e política nacional. Entre festas, confraternizações e intensas trocas, o encontro teve como foco a discussão, mobilização e articulação entre os grupos e artistas-trabalhadores de rua.

    Os encontros da rede são um importante espaço de reflexão, proposição e criação política e estética. O intercâmbio entre os grupos se fortalece pois socializamos os fazeres artísticos de maneira intensa e crítica. Além de nos receber para o Encontro Nacional, o grupo Vivarte também organizou a I Mostra Área Viva de Teatro de Rua e de Floresta que aconteceu no meio da floresta amazônica, em uma área próxima à cidade de Rio Branco. Este momento foi simplesmente fantástico! Diversos estados reunidos junto aos indígenas Huni Kuin compartilhando experiências estéticas que permeavam o universo popular por meio de diferentes linguagens poéticas, um momento inesquecível.

    Estar em luta e em movimento nos permite exigir políticas públicas culturais, garantindo assim o direito à produção e ao acesso aos bens culturais a todos os cidadãos brasileiros.

    A resistência da arte de rua, dos coletivos de teatro cumpre o necessário papel de fazer um trabalho de provocação política e isto só é possível se houver o fortalecimento dos grupos enquanto movimento nacional. Viver a lógica contrária do mercado cultural exige organização, caso contrário a arte pública sucumbe à cultura mercadológica.


    Neste sentido, a Rede de Teatro de Rua é instrumento de máxima importância para que possamos nos articular politicamente e preservar a cultura popular de rua.

    A rua é nosso espaço! O Acre foi mais um momento de reconhecimento.
    Vamos continuar em luta!
    Hauxe, hauxe!
    Só alegria!

Nenhum comentário: