sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mostra de Processo - "O direito à preguiça", hoje às 21hs

Começa hoje, 6ª feira, 13 de junho, a Mostra de Processo "Trilogia da Necessidade". A Mostra foi assim nomeada pela temática comum nos trabalhos dos núcleos de pesquisa teatral: o sexo (Núcleo Erotismo e Periferia), a alimentação (Núcleo Narrativas da Cozinha) e o descanso (Núcleo Direito à Preguiça) irão compor em conjunto uma reflexão teatral sobre como são gerenciadas – ideológica, econômica e socialmente – as necessidades básicas dos trabalhadores e onde estão seus espaços e tempos de resistência à dinâmica da sociedade orientada para o trabalho abstrato, para a produção de serviços-mercadoria e produtos-mercadoria padronizados e anônimos.

(fotos dos ensaios)

Santa Preguiça
(Letra da canção composta por Eugenio Vojkovik para o espetáculo)
Estrela que cai do céu
Mãe de nosso descanso 
Santa Padroeira dos vagabundos
Senhora Preguiça Amém
Trazendo pra terra o céu
Negando inferno e trabalho
Santa Padroeira libertai-me
Senhora Preguiça Amém
Se eu cheguei para viver
O patrão vou ignorar
Minha terra é liberdade sem sofrer
Santa Preguiça amarei

Hoje, às 21hs, será compartilhado o espetáculo "O direito à preguiça". O experimento parte do panfleto de mesmo nome produzido por Paul Lafargue em 1880 que denuncia os efeitos do trabalho excessivo no sistema de produção capitalista, a “santificação” ideológica do trabalho e a precariedade do tempo livre do trabalhador. A partir das provocações de Lafargue, este núcleo pesquisa a atualidade do tema, a história da relação do homem com o trabalho e o imaginário do paraíso perdido.

Elenco: Cristiano Carvalho, Cris Assunção, Dirce Ane, Marina Morena, Tatiana Matos e Tita Reis.

A ideia da mostra é compartilhar os espetáculos, ainda imersos em seus processos de criação, e promover conversas com os convidados que possam, assim, dar elementos que colaborarem na fase de finalização dos espetáculos para circulação.

Estão todos convidados! Será no nosso espaço: CDC Vento Leste - Rua Frederico Brotero, 60 - Jd. Triana - Próximo ao metrô Patriarca

E a mostra segue nos próximos dias... fique atento ao blog!

(fotos dos ensaios)

Nenhum comentário: