quinta-feira, 19 de março de 2015

Hoje no CDC: Dissertação de Mestrado sobre o Coletivo Dolores

Hoje (19) o Dolores recebe no CDC a camarada Gabriela Bortolozzo, que fará a apresentação da sua Dissertação de Mestrado sobre o Coletivo.

Quem quiser, esteja à vontade para aparecer e convide também outros interessados. Começaremos às 19h e seguimos algum tempo num bate-papo. Vamos juntos!!


RESUMO

Espacialidade e ativismo social na Zona Leste de São Paulo: O caso do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes.

O Coletivo Dolores, neste trabalho, não foi apenas um objeto de estudo, mas um exemplo de agentes de resistência no processo do uso do território nas periferias brasileiras. Por meio de suas ações, foi possível mapear e identificar elementos de resistência e de luta, possibilitando a criação de locais não hegemônicos, ao passo que reorganiza os espaços que ocupa.

Suas ações, estas sim, objetos de estudo desse trabalho, nos revelam a importância do coletivo, já que também se apresentam como oposição ao processo de exclusão sócioespacial das cidades e a imposição da alienação do território.  Ao passo que tais efetivações se dão numa construção constante de organizações horizontais e solidárias, da desalienação do trabalho, da democratização da arte, das apropriações do espaço e de diversas outras realizações, o Dolores se encarrega por nos encher de “espaços de esperanças”, que, segundo Harvey (2000), seria o sentimento político coletivo de transformação do mundo através da consciência, da utopia e da efetivação responsável da democracia.

É sobre esta inspiração, de desejo de (re)construção e transformação da sociedade e seu espaço, que decorre esta dissertação de Geografia... Ao mesmo tempo em que tenta costurar conceitos, pensamentos e debates em torno de questões políticas econômicas e sociais que percolam entre os trabalhos dolorianos e tal ciência.

Nenhum comentário: