quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Boletim Dolores - Dezembro de 2014



No imediatismo do dia: comer ou não comer, eis a questão.
No imediatismo do mês: pagar ou não pagar o aluguel.
Eu fico olhando pro céu: meu deus, tudo vai mal!
Mas ao olhar as estrelas, meu imediatismo é sideral.
Naiman

Aiai, no nosso trabalho chamado Casa de Dolores (2003) o personagem Clou - palhaço de teatro\ator de circo - vivia seu drama pessoal sintetizado na canção do querido Naiman, acima exposta. A precariedade da vida daquele trabalhador das artes era facilmente identificada com a vida do público presente. A aparente particularidade da ficção se espelhava numa generalidade de casos reais.

O trabalho cotidiano do Dolores continua assolado pelos imediatismos do dia, do mês... e nosso foco sideral, nossa utopia sangra e ganha sinais de tempo.

Ainda portamos a chama das transformações e o desejo revolucionário assenta-se na calma da luta histórica. Ainda convictos, ainda trabalhadores precarizados, produzindo ainda...

Em meio à avalanche de necessidades conseguimos alinhavar outra grande experiência estética. O "Rolezinho Político-Carnavalesco" - encenação ainda inédita - já engatinhando pelas ruas e espaços parceiros. Tivemos a grata oportunidade de mostrá-lo para militantes-estudantes de 17 países latino-americanos na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST, depois a alegria de dialogar com nossos amigos da Brava Companhia e o pessoal do Sacolão e agora, seguimos com nossos parceiros do Movimento de Teatro de Rua (MTR) na mostra Lino Rojas.

Mais de uma década após os dramas de Clou nossas necessidades ainda se condensam em aluguel, comida, trabalho. A temática de nossas produções estéticas ainda circundam estas questões não resolvidas e, como demonstra as relações mercantis e capitalistas, distantes de resolução.

As criações críticas fluem reanimando a luta e a espiral dos movimentos reapresentam temas. Nossa Didi voltou a produzir quadrinhos, e estes marcados pela mesma luta, embora outra, e os mesmos temas, apesar de reproduzidos todos os dias pelas forças que nos governam, oprimem e atravessam.
Luciano Carvalho

Dirce Ane
(clique nos quadrinhos para vê-los ampliados)



O ano de 2014 chega aos seus últimos dias, com suas últimas forças. 
Dia 4 de dezembro, às 18h30, na Praça do Patriarca, fazemos nossa 
última apresentação do "Rolezinho Político-Carnavalesco" 
E pra finalizar, uma leva de mutirões de organização do nosso espaço, 
algumas conversas importantes (15 anos de Dolores já tá na esquina!) 
confraternização e descanso. 
Que 2015 seja um ano de muito trabalho, alegria e luta!!
"Só a luta muda a vida!"

E o Jongo dos Guaianás segue com suas rodas na Comuna Dolores Guaianases. 
Para acompanhar as atividades, siga o perfil do Jongo dxs Guaianás no facebook.

. . . . . . . . . . .

Para mais informações sobre alguma atividade ou notícia desse informativo, acesse nosso blognossa página no facebook ou mande um e-mail para gente: doloresbocaaberta@gmail.com

. . . . . . . . . . .


CDC Vento Leste – Rua Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca 

Acesse o blog do CDC Vento Leste:

Nenhum comentário: