sexta-feira, 4 de julho de 2014

Boletim Dolores - julho de 2014




O mês de junho foi o último mês das atividades do Projeto de Fomento, edição de 2013, do Dolores. As últimas, e talvez mais importantes, ações foram realizadas nesse período. A concretização de "toda uma dedicação".

Fizemos uma mostra de processo da nossa "Trilogia da Necessidade" com os 3 espetáculos: "O direito à preguiça", "P.U.T.O." e "Narrativas na cozinha". Ao final dos espetáculos, cada um apresentado duas vezes, houve uma troca com o público. As conversas foram bastante diversas e muito ricas por alguns motivos que relato a seguir. Primeiro por conta do público composto não só por amigos e parceiros, mas pelos espectadores espontâneos angariados pela ação continuada do CDC Vento Leste. Em segundo lugar, por que essas conversas apresentaram a relevância do debate que estamos fazendo com essa trilogia. A discussão cutucou muita gente que trouxe reflexões da própria vida e das relações que escolhe ou é obrigado a tecer com o mundo do trabalho. Do meu ponto de vista, a frase que fica mais forte é a célebre "Só a luta muda a vida" e a preocupação, ao mesmo tempo que certeza, da importância dessa dimensão vazar de nossas críticas e angústias em forma de criação cênica.

Contradições apontadas, reflexões vivas e pungentes de gente que trabalha e cria e que permite e busca a permeabilidade de todas essas dimensões - e não é esse o objetivo e ao mesmo tempo a potência do nosso experimento em Teatro Mutirão?! Com a preocupação não de apontar caminhos, no sentido mais objetivo dessa ideia, mas de colocar a contradição e o movimento das forças. Nada está dado, tudo está em construção, forças em disputa e vácuos para serem ocupados.

O mês que tem essa cara de fechamento de processo, também se encerra com a produção do novo projeto do Dolores para concorrer a edição de meio de ano do Fomento 2014. Afora a certeza de que o fomento não abarca todos os coletivos de pesquisa continuada e todos os processos com pertinência política, dedos cruzados para a possibilidade de dar continuidade aos nossos trabalhos. Especialmente na circulação dos espetáculos, quase tinindo, da Trilogia da Necessidade, na continuidade e aprofundamento da gestão coletiva do CDC Vento Leste e na nossa batucada, da qual já estamos com saudade e que mostrou nossa cara e deu nossa mão em tanta luta e ação nesse período que passou. Sim, o Dolores tem pé e mão em tudo quanto é canto, em tudo quanto é vontade: no teatro, na poesia, na música, na batucada; na militância, na reflexão de ordem política; nos movimentos sociais, nas festas, nas lutas, nos caldos e nos debates.

Ah, mas em julho... vamos reduzir os motores e, quiçá, inspiradas em nossa Lucy, descansar um pouco!

[Em tempo, fica a denúncia sobre o despejo ilegal feito pela Prefeitura de Itapevi do acampamento Pd. João Carlos Pacchin do MST na madrugada do dia 3 de julho. Compartilhem!]]

(pensando sobre essa coisa de autoria digo:) Reflexão doloriana sintetizada por Mariana Moura

Aconteceu em junho...

13 e 20/06 - Apresentação do espetáculo "O direito à preguiça" no CDC Vento Leste. Saiba mais e veja as fotos
13 e 20/06 - Apresentação do espetáculo "P.U.T.O." no CDC Vento Leste. Saiba mais e veja as fotos.
15 e 22/06 - Apresentação do espetáculo "Narrativas na cozinha" no CDC Vento Leste. Saiba mais e veja as fotos.

e acontece em julho.

O mês de julho é mês de arrumação da casa.
Organizar o armazenamento dos conteiners, o acervo de figurinos, materiais de papelaria e de armarinho, arrumar a cozinha, as salas, fazer aquela faxina.
Momento de cuidar e preparar o terreno para o que vem pela frente.
Ah! E tempo de descansar também...
19/07 - Acontece a Festa Junina do CDC Vento Leste. Comidinhas, brincadeiras, quadrilha, gorózinho. Em breve no nosso blog.
. . . . . . . . . . .
Acesse o blog do CDC Vento Leste e assine nosso abaixo-assinado:

http://cdcventoleste.blogspot.com.br/
. . . . . . . . . . .
Para mais informações sobre alguma atividade ou notícia desse informativo, acesse nosso blog,
nossa página no facebook ou mande um e-mail para gente: doloresbocaaberta@gmail.com
. . . . . . . . . . .
Projeto Trama do Morro Vermelho do Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes

CDC Vento Leste – Rua Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca
. . . . . . . . . . .

Nenhum comentário: