"Como realizar intervenções artísticas em espaços públicos sem cair no risco do simples embelezamento do local? Como o teatro e as artes plásticas podem se conjugar para criar espaços-tempos de reflexão política? A partir das provocações de um convidado a ser definido, debateremos estas questões essenciais para a prática do projeto."
Para adubar o terreno para a discussão, passeamos pela história da arte (numa trajetória recheada de imagens) e por alguns artistas e movimentos importantes, re-olhando uma história pouco conhecida por nós mas essencial para podermos olhar nossa prática e nossas "aventuras" pelo campo das artes plásticas.
Após algumas provocações feitas pelo Berg, chegamos nas propostas "dolorianas" de intervenção artística em espaços públicos, especialmente no que diz respeito ao jardim de esculturas que será construído e inaugurado no 2º Festival de Teatro Mutirão no espaço do CDC. O papel político desse jardim de escultura, a integração do Dolores com os grupos envolvidos na produção dessas esculturas, a dificuldade/necessidade de posicionamento político radical no momento atual, as possibilidades e entraves de uma política cultural como o Fomento ao Teatro, foram algumas das discussões suscitadas e iniciadas a partir do seminário.
Mais fotos, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário