quarta-feira, 17 de julho de 2013

"A Formação dos Sujeitos Periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo"

No primeiro semestre deste ano de 2013, o camarada Tiarajú Pablo concluiu a fase de construção e defesa de sua tese de doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP.

Com o tema A formação dos Sujeitos Periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo, a tese tem como um dos objetivos analisar quais sentidos e significados estão em jogo para o termo periferia, discutindo como a construção social desse termo deriva da disputa entre os vários agentes que tentam defini-lo.
 
Assim sendo, levanta questionamentos como: qual a potencialidade política dos Sujeitos Periféricos, sabendo que esta coletividade faz política por meio da ativação e da ressemantização do termo periferia?
 
Outro objetivo é problematizar algumas mudanças sociais ocorridas nas periferias de São Paulo nos últimos vinte anos, buscando entender como a crise de representatividade política nos bairros mais pobres dessa cidade fez toda uma geração buscar na produção cultural novas formas de participação. Logo, discute-se os avanços e os limites da ação política desses coletivos culturais.

Palavras-chaves: Coletivos artísticos da periferia / Lulismo / Periferia / Produção cultural / Racionais MC's / Sujeitos Periféricos.

Para quem se interessar ou tiver curiosidade, clique aqui e tenha acesso à tese através da biblioteca digital da USP.

Boa leitura!
 

Nenhum comentário: