sexta-feira, 5 de junho de 2015

Boletim Dolores - Junho de 2015


O que fazer quando pensamos em escrever/fazer um livro?
“Só juntar os materiais que temos, já seria o suficiente, muito material desses 15 anos”, alguns diriam.
É, talvez o mais “fácil” seria pegar todos os materiais já publicados SOBRE o Dolores, selecionar, imprimir e... pronto! Habemus um livrum!
Mas para nós, dolorianos, não era bem isso. O livro engorda e toma corpo (como uma adolescente de 15 anos) com o FAZER de cada Dolores, em seus pensamentos e ações. O processo está correndo atrás de encontrar um pouco da visão de mundo de cada indivíduo meio-poeta, meio-dramaturgo, meio-vagabundo, meio-sempre-inteiro-trabalhador-artista que constitui o COLETIVO DOLORES como um todo. Aceitamos de tudo um pouco, produção individual ou coletiva, formulação “redondinha” ou reflexões caóticas, de quem tá dentro e de quem já esteve, imagem, desenho, rabisco ou garrancho, foto-montagem ou texto-colagem. Vem que cabe!
Foi com essas e tantas outras vontades e ambições que a equipe responsável pela “construção” do livro criou um momento que foi para além da seleção dos materiais em si – já que esse é passo posterior, já se entende. Regados a uma “leveza” própria, crianças de um lado, adultos de outro, o encontro permitiu a criação de alguns materiais “diferentes” entre si (e bem bonitos por sinal!), todos com algum pensamento que ressoa em comum. O prazer foi todo nosso!


[Este texto é quase um chamado de classificado para nós mesmos.]
Maria Aparecida e Mariana Moura

No mês de maio, recebemos o grupo "Contadores de Mentira" com o espetáculo "Curra - Temperos sobre Medéia". Resultado: casa cheia e novos parceiros espalhados por esse mundo. Veja mais informações aqui.
Também fizemos uma intervenção de abertura do show de 15 anos da Banda Nhocuné Soul no Sesc Pompéia. Dando continuidade a comemoração debutante do coletivo, nada como comemorar com os antigos parceiros de jornada. Veja fotos e o vídeo aqui. 

 No domingo dia 07 de junho, as 17h, no Memorial da América Latina, o Dolores participa da 2ª edição da Feira Antropofágica de Opinião. Vale conferir a programação completa que conta com trabalhos de muitos coletivos teatrais combatentes da cidade oferecendo sua resposta à pergunta: O que você pensa do Brasil de hoje? Veja mais informações aqui. 
Em junho também acontece a tradicional Festa Junina do CDC Vento Leste. Mais informações em breve no perfil do CDC no facebook e no nosso blog
Seguimos nos preparativos para a estreia no dia 11 de julho do 1º espetáculo da "Trilogia da Necessidade", o "PUTO". Também a todo vapor o trabalho editorial de concretização do nosso livro além de todas as demais tarefas organizativas e militantes do grupo. Fiquem atentos!
O Trem de Cordas, grupo formado por Danilo Monteiro, Fernando Couto e Fernando de Oliveira, está com uma campanha de financiamento coletivo para a produção do seu CD pelo Catarse . No facebook, tem várias músicas, poesias e belezuras dos camaradas para quem não conhece. Pra quem conhece, sabe do trabalho lindo que o Trem tem. A colaboração pode ser de qualquer valor e é feita pelo site do Catarse.
Vale assistir o ENSAIO ABERTO - Fomento ao Teatro
Uma série de 12 programas que enfoca a trajetória da Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, abordando desde sua implantação até o resultado cênico dos projetos selecionados. Trata-se de um documento que ilustra a luta pela criação da lei (de 2002) e os desdobramentos deste benefício. Conheça um pouco da Lei, veja os vídeos aqui. 
. . . 

Para mais informações sobre alguma atividade ou notícia deste informativo, 
acesse nosso blog, nossa página no facebook ou mande um email para doloresbocaaberta@gmail.com

. . . 


CDC Vento Leste - Rua Frederico Brotero, 60 - Jd. Triana - São Paulo, SP
Para mais informações sobre o CDC Vento Leste,
acesse nosso blog ou entre em contato através da nossa página no facebook.

Dolores participa da II Feira Antropofágica de Opinião!


No próximo domingo (07), o Dolores estará na II Feira Antropofágica de Opinião, no Memorial da América Latina, pertinho do Terminal Barra Funda.

A Feira é organizada pela Companhia Antropofágica e tem como fundante a pergunta "O que pensa você do Brasil de hoje?". Quem responde, baseados nos exercícios criativos desenvolvidos em seus espaços, são os grupos e artistas que se apresentaram ou se apresentarão na atividade.

Vale a pena dar uma passada para conferir. Toda a programação está bem bacana e nos permite observar, discutir e perceber a diversidade de coisas que tem sido produzida.

Vamos marcar um encontro por lá?

O evento no facebook está nesse link e o perfil da Cia Antropofágica no facebook você encontra aqui.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Contadores de Mentira no CDC!

Demorou um pouquinho, mas aos poucos queremos voltar - e já começamos - às postagens periódicas do nosso blog.

Nosso objetivo é continuarmos com a socialização das atividades que estão rolando com o Dolores e parceiros no CDC Vento Leste e em outros espaços. Esperamos lograr e desejamos que vocês continuem nos fazendo companhia.

No dia 16 de maio (sábado), quem nos fez companhia foi o grupo Contadores de Mentira. Recebemos eles em nossa casa com a apresentação do espetáculo Curra - Temperos sobre Medéia.




Mas do que "chegar e apresentar", a atividade se transformou num processo de troca entre os integrantes do Dolores e do Contadores, assim como acontece em vários outros momentos com parceiros que ocupam o nosso espaço coletivo e quando ocupamos os espaços de outros. A apresentação em si permitiu acrescentar nessa troca também o público, que foi convidado em alguns momentos a entrar em cena.

O resultado foi o galpão cheio de cores e calor humano.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dolores na festa dos 15 anos da Nhocuné!

Foi bonito!!!


Quem não foi perdeu a festa, a energia, as intervenções... Nós estávamos lá! Na última sexta-feira (29) na choperia do Sesc Pompeia.

Marcamos presença na festa de debutante da Banda Nhocuné Soul, logo na abertura, convidando os participantes para os bailes da vida.

Temos um vídeo circulando com a intervenção. Vejam aí!!



Outros convidados, como Dexter, Edvaldo Santana e Osvaldinho da Cuíca também fizeram parte da festa e dividiram o palco com a Nhocuné. O público, ativamente participante, abriu espaço em certo momento para a beleza da dança de Nelson Triunfo, outra presença ilustre.

PARABÉNS NHOCUNÉ!!! QUE VENHAM OS PRÓXIMOS 15 ANOS, COM MUITA VIDA E MUITA MÚSICA!!